Papa Leão XIV, nome adotado por Robert Francis Prevost, recém-eleito sucessor de São Pedro fez ao mundo católico e a comunidade internacional o primeiro pronunciamento como novo pontífice.
Da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de mais de 100 mil fiéis, visivelmente emocionado, o novo líder da Igreja Católica iniciou sua fala com uma saudação simbólica: “A paz esteja com todos vocês”, sendo calorosamente ovacionado pela multidão.
O discurso inaugural foi marcado por uma forte ênfase na paz, na reconciliação e na proximidade da Igreja com os fiéis.
Em suas palavras, Leão XIV destacou que esta paz vem de Deus, que “ama a todos incondicionalmente”, e recordou emocionado a voz do Papa Francisco, a quem sucedeu, exaltando sua coragem e dedicação até o fim.
Ao agradecer seu antecessor, reiterou o compromisso de dar continuidade à sua missão pastoral e à construção de uma Igreja próxima dos que mais sofrem.
“Ainda mantemos nos nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa”, afirmou.
Leão XIV destacou o compromisso com uma Igreja acolhedora, especialmente voltada aos pobres, migrantes e sofredores.
“Que a Igreja seja sempre uma casa de misericórdia e acolhimento. Que nenhum coração fique fechado ao amor de Cristo.”, disse.
Inspirado por sua formação agostiniana, Leão XIV recordou uma célebre frase de Santo Agostinho: “Para vós sou bispo, convosco sou cristão”.
Ele convocou os fiéis a se tornarem construtores de pontes por meio do diálogo e do encontro, reforçando seu ideal de uma Igreja missionária, comprometida com a paz, a justiça e a caridade.
“Necessitamos sermos juntos uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos.”, declarou.
Demonstrando profundo afeto pela América Latina, o novo Papa dirigiu-se em espanhol à Diocese de Chiclayo, no Peru, onde atuou como missionário por mais de 20 anos.
Agradeceu ao povo peruano pela fé partilhada e pelo apoio ao seu ministério episcopal, reconhecendo o valor da Igreja latino-americana na caminhada de evangelização.
Reconhecido por sua trajetória missionária no Peru e por sua atuação na Cúria Romana, Leão XIV é visto como uma figura equilibrada e conciliadora, que promete dar continuidade à linha pastoral de inclusão iniciada por seu antecessor, o Papa Francisco.
Eleito após quatro rodadas de votação no conclave, o novo pontífice inicia agora os primeiros passos de seu pontificado, com encontros previstos com os cardeais e autoridades da Santa Sé.
Veja a íntegra do discurso:
“A paz esteja com todos vocês”, disse Leão XIV na abertura do discurso. “Eu quero fazer esta saudação de paz para que entre no nosso coração, alcance todas as famílias, a todos as pessoas, onde elas estejam, todos os povos, a Terra toda. A paz esteja convosco. Esta é a paz de Cristo que ressurgiu. Uma paz desarbante, humilde e perseverante. Vem de Deus. Deus que ama a todos incondicionalmente. Ainda mantemos nos nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, de papa Francisco que abençoava Roma. O papa que abençoava Roma dava sua benção ao mundo inteira naquela manhã no dia de Páscoa. Permitam-me dar seguimento aquela mesma benção. Deus nos ama, Deus ama a todos, e o mal não vai prevalecer. Todos estamos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus que está entre nós, vamos seguir. Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da sua luz, a humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor. Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco! Quero também agradecer todos os irmãos cardeais que me escolheram para ser o sucessor de Pedro, e caminhar com vocês como igreja unida, buscando sempre a paz, a justiça. Sempre buscando e tratando de trabalhar como homens e mulheres fieis a Jesus Cristo sem medo, para proclamar o evangelho, para sermos missionários. Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano. Ele disse: ‘Para vois sou bispo, convosco sou cristão’”. Neste sentido, todos podemos caminhas juntos, na direção daquela pátria a qual Deus no preparou. À Igreja de Roma, uma saudação especial. Necessitamos sermos juntos uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos. Que mantém um diálogo sempre aberto, pronta para receber todos que precisam da nossa caridade, da nossa presença e do amor”.
Em espanhol, Leão XIV mandou um recado ao Peru, onde atuou como enviado missionário por duas décadas.
“Uma saudação a todos, em especial a diocese de Chiclayo, onde um povo fiel um dia acompanhou o seu bispo, compartilho sua fé, e deu muito, muito para seguir sendo a igreja fiel de Jesus Cristo. A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália e do mundo inteiro: queremos ser uma igreja que sempre busca a paz, a caridade, e estar próximo a aqueles que sofrem. Hoje é o dia da súplica da Nossa Senhora de Pompeia. Nossa mãe Maria sempre quer caminhar conosco, estar próxima, nos ajudar com a sua intercessão e o seu amor”.