noticias658 Seja bem vindo ao nosso site TV Minuto Nordeste!

Alagoas

Equatorial Alagoas recebe investimento internacional para fortalecer infraestrutura elétrica no estado

Publicada em 09/05/25 às 13:48h

Por Assessoria


Compartilhe
Compartilhar a noticia Equatorial Alagoas recebe investimento internacional para fortalecer infraestrutura elétrica no estado  Compartilhar a noticia Equatorial Alagoas recebe investimento internacional para fortalecer infraestrutura elétrica no estado  Compartilhar a noticia Equatorial Alagoas recebe investimento internacional para fortalecer infraestrutura elétrica no estado

Link da Notícia:

Equatorial Alagoas recebe investimento internacional para fortalecer infraestrutura elétrica no estado
 (Foto: Por Assessoria )

A Equatorial Alagoas foi a primeira empresa do Grupo Equatorial a ser contemplada com um financiamento verde da International Finance Corporation (IFC), pertencente ao Banco Mundial. O contrato, assinado no último dia 28 de março, prevê um investimento de até US$ 100 milhões voltado à modernização da infraestrutura elétrica em Alagoas. O aporte, visa fortalecer ainda mais e expandir a rede de distribuição de energia em todo o estado, promovendo melhorias do litoral ao sertão trazendo mais qualidade, segurança e eficiência para a população alagoana.


Entre os principais ganhos, destaca-se a melhoria na qualidade do fornecimento de energia e expansão do sistema elétrico. Esses avanços irão fortalecer o desenvolvimento econômico local e refletir diretamente na vida da população, especialmente das famílias que vivem em situações de vulnerabilidade social, considerando que pelo menos 50% dos clientes beneficiados pelas melhorias previstas na parceria junto à IFC, estão voltadas para localidades que residem pessoas de baixa renda.


Principais obras


Responsável por distribuir energia elétrica para 1,4 milhão de clientes em 102 municípios alagoanos, a Equatorial Alagoas terá diversas iniciativas potencializadas com o novo financiamento. Entre elas, está a ampliação das subestações Campestre, Peri Peri, localizada no município de Teotônio Vilela; Stella Maris, Centro, Cidade Universitária, em Maceió; e Barra de São Miguel, aumentando significativamente a capacidade de fornecimento de energia também para regiões circunvizinhas.


Além disso, o recurso será fundamental para a implantação, em outras regiões do estado, do Sistema de Medição Centralizada (SMC), que permite a leitura e o acionamento remoto dos medidores de energia elétrica, trazendo mais eficiência e segurança ao processo. Estão previstas também adequações na rede com a instalação de cabos mais modernos e seguros, além da ampliação do uso de equipamentos de proteção como religadores automáticos, que restabelecem automaticamente o fornecimento em caso de falhas, reduzindo o tempo de interrupção para os consumidores.


"A chegada desse investimento é um marco para o nosso estado, especialmente pelo fato de Alagoas ter sido a primeira distribuidora do Grupo Equatorial a ser contemplada com esse apoio internacional. Com ele, vamos acelerar obras estruturantes e modernizações que fazem diferença no dia a dia das pessoas, da zona urbana à zona rural. Essas ações não só irão aumentar a confiabilidade da rede elétrica, como também irão fortalecer a economia local, viabilizando o crescimento de novos empreendimentos e o desenvolvimento industrial e comercial de diversas regiões alagoanas", destacou o presidente da concessionária, Fernando Pompeu.


Compromisso socioambiental alinhado à IFC


Alinhada aos padrões internacionais da IFC, a Equatorial Alagoas reforça seu compromisso com desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade. Antes da execução de cada grande obra, a empresa realiza rigorosos estudos ambientais e adota medidas preventivas para mitigar possíveis impactos, assegurando que os projetos estejam em conformidade com as melhores práticas socioambientais.


Entre os cuidados adotados estão o planejamento para evitar interferência em áreas de preservação ambiental, a exemplo de áreas de nascentes e manguezais, o reaproveitamento de materiais e o descarte correto de resíduos. Além disso, a Distribuidora também faz o reuso de águas das chuvas em subestações e realiza programas de educação ambiental e diálogos com as comunidades nos locais de interferência direta.  


Vale destacar, que além do investimento a Equatorial Alagoas também receberá todo suporte técnico da IFC para o aprimoramento contínuo das suas políticas ambientais, sociais e de governança, elevando ainda mais o padrão de atuação no setor elétrico.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 82 9 9801 8370

Copyright (c) 2025 - TV Minuto Nordeste
Converse conosco pelo Whatsapp!